Extraordinário - J. R. Palacio

0
                           
August Pullman, ou Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


"Nota Pessoal"


Extraordinário faz parte de um novo gênero literário que acaba de conquistar os amantes de uma boa leitura, como todo bom livro nos faz rir e chorar.
Então vou falar de August Pullman ou Auggie como ele gosta de ser chamado, segundo filho do casal Izabel que é de família brasileira e Nate que é uma mistura de russo com polonês. Enfim nenhum familiar havia demostrado algum sinal de ter o que August tem. Então eles recorreram a genética e descobriram que ele parecia ter um tipo de "disostose buco maxilofacial  conhecida pela mutação de um autossomo recessivo do gene TCOF1, localizado no cromossomo 5 que é responsável pela característica óculo-aurículo-vertebral, (resumindo responsável pela formação da nossa face).
Essa mutação pode ocorrer de diferentes causas: 
1- durante a gestação, herdada dos próprios pais, que carregam o gene dominante.
2- E da interação de muitos genes, possivelmente combinada a fatores ambientais (isso é chamado de herança multifatorial). No caso do August os médicos conseguiram identificar uma das "mutações por supressão de nucleotídeo único"  que causou a má formação facial.
Após explicações cientificas vamos ao que interessa, você não pode imagina o susto que é fazer um parto de uma criação com tal deformação, no caso do August o médico desmaiou pense na correria que foi. E como mostra a uma mãe seu filho deformado, mais Deus providência tudo e eles souberam  lidar com essa situação.
 Até os quatro anos August tinha feito vinte e sete cirurgias plásticas para tentar deixar seu rosto mais apresentável possível e mesmo assim as pessoas ainda se assustavam ao encontra-lo em qualquer lugar. E por isso sua mãe resolveu educa-lo em casa, quando ele completou dez anos eles tomaram a decisão de coloca-lo em uma escola o que foi difícil, pois ainda tinham que convencê-lo. Apesar de acostumado com a cara que as pessoas faziam ele não queria ter que lidar com essa situação sozinho, foi sua irmã que o convenceu dizendo que ele já tinha enfrentado coisas piores e por que não encarar alguns alunos: Vai ser bom ela disse e se você não gostar não precisa ir mais. Então foi assim que ele topou.
O diretor Sr. Buzanfa marcou uma visita a escola para que ele se sentisse mais a vontade quando começasse as aulas e mais três alunos foram chamados para acompanhar August, assim ele já teria alguém conhecido para se relacionar. Durante a visita os futuros colegas foram meio que gentis apesar de acharem estranho o formato do seu rosto pois parecia que ele tinha sofrido alguma queimadura.
As primeiras semanas foi difícil ter todos os alunos te apontando e te chamando de aberração, havia até uma brincadeira maldosa que eles faziam que era chamada de "A praga" aquele que encostasse nele tinha trinta segundos para se lavar ou ficava como ele, confesso que fiquei com muita raiva nesse trecho da história ai que vontade de esganar esses garotos. Bem ele quis desistir mais algo o levou adiante e a lição que ele um menino de apenas dez anos deu a todos foi grandiosa, no dia da formatura do quinto ano havia entrega de medalhas aos alunos destaques do ano, o diretor responsável pelo discurso recitou alguns trechos de livros então ele recitou uma frase do livro de J. M. Barrie - O Pequeno Pássaro Branco:

 ...Vamos criar uma nova regra de vida...sempre  tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?
Ai ele diz: eu adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza.
E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês a face de Deus.

O ultimo prêmio era a medalha de honra Henry Ward Beecher, destinada a reconhecer o trabalho voluntário e a prestação de serviço à escola.

...Henry Ward Beecher abolicionista do século XIX e fervoroso defensor dos direitos humanos, dizia o Sr. Buzanfa, enquanto pesquisava sobre sua vida encontrei algo coerente com o que disse logo cedo restrito a natureza da gentileza. O poder da amizade, do carácter  da coragem e da bondade de uma pessoa, nos define como seres humanos e acaba de nos conduzido à grandeza. E ai  Sr. Buzanfa com a garganta embargada:  "A grandeza" descrita por  Beecher, não esta em ser forte, mas no uso correto da força... "Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração." E sem mais delongas ele anuncia aquele que cuja força discreta conquistou a maioria dos corações.... August Pullman, venha receber seu prêmio. 

Gente vocês não imaginam que emoção de ler esse livro. Não se deve julgar um livro pela capa ou um garoto pela cara. A nobreza de um ser que a sorte não lhe sorrir ao nascer, traz um coração tão grande que não tem quem se apaixone e não queira ser seu amigo. A vida de forma contraria a realidade ao que costumamos ver e o pior cego é aquele que não ver a face de Deus através dos olhos de uma criança tão cheia de vida como August Pullman.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t