Jennifer Dornnelly # O Chá do Amor

0

O chá do amor é um romance sedutor, que nos leva a uma viagem pelas movimentadas ruas de Londres e Nova York do fim do século XIX.

Falta um ano para que o jovem casal de namorados, Fiona e Joe, realize seu grande sonho – casar-se e abrir a própria loja de chá. Depois de tantos anos economizando cada centavo, tudo indica que, finalmente, estão próximos do final feliz. Mas o que parecia pouco tempo se transforma em uma eternidade quando uma série de trágicos e dolorosos acontecimentos se interpõe na vida deles, e eles se distanciam cada vez mais um do outro.

Fiona vai para a América, no que considerava a sua maior aventura. Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor...

“Nota Pessoal”

Cativante, eu diria a todos os personagens aqui citados pela Jennifer Dornnelly, em especial a Fiona, Joe, Kate (mãe), Paddy Finnegan (pai), Chalie (um dos cinco irmãos de Fiona), Nick *o homossexual da história que você tem vontade de levar pra casa*. Gente ele é muito fofo! E que nos momentos decisivos sabe ser um homem de verdade. E em nome de uma verdadeira amizade abdicou de sua vida pessoal para salva Fiona.

Embriagada, é a palavra que encontrei para definir o sentimento ao ler esse romance tão lindo e emocionante, que nos faz rir, chorar e torcer pelos personagens. E nos desesperar juntamente com eles.


O romance é dividido em três partes: o início conta como é a vida dos personagens e algumas tragédias e como a vida pode sofrer reviravoltas, a segunda parte nos traz surpresas e desencontros, me emocionei com cada novo personagem que foi surgindo e a terceira e ultima parte um desfecho espetacular que nos leva a pensar no verdadeiro valor da amizade e um sentimento demonstrado de vários aspectos  o “amor” servido com chá.

Essa história se passa em Londres em pleno século VXIII, onde uma garota de apenas dezessete anos e seu namorado de dezenove sonham em abri uma loja de chá. Ignoram totalmente suas condições sociais para conquistar seus objetivos. Onde Joe guarda suas economias em uma lata de chá e se contentam em passear a beira de um rio lamacento.


Fiona, uma moça encantadora trabalha em uma fabrica de chá para ajudar nas despesas da família e sonha em ter sua própria fabrica, namora Joe que trabalha com o pai na feira. Ele também sonhador vive dando ideias ao pai para expandir os negócios e ganhar mais dinheiro, porém ele sempre rejeita. Joe rapaz de boa aparência e galanteador percebe que consegue com sua lábia conquistar novas clientes e com isso vender seus produtos com mais rapidez.

Joe entra em atrito com seu pai por querer expandir e ter novas barracas. Então abri seu próprio negócio, chamando a atenção de um grande empresário que o convida para fazer parte de sua empresa. Joe aceita por achar ser a forma mais rápida de conseguir ganhar dinheiro e realizar seu sonho com Fiona. Leigo engano, ele cai em uma das mais velhas ciladas e a partir dai a vida dele e Fiona sofre uma reviravolta.

Confesso a vocês que em alguns momentos tive que para de ler e chorar, pois a vida pode ser cruel quando quer e não pegou leve com nossa protagonista.

O fato que me chamou mais a atenção foi à capacidade de Fiona ser livre não se prender a valores e costumes da época, mulher guerreira e independente. Foi uma experiência única em conhecer toda a trajetória  desse romance e seus personagens marcantes.

O que mais me fascina em romances históricos são os relatos de acontecimentos verídicos que a autora introduz na história. E O Chá do Amor esta recheado de fatos como: a menção ao caso de Jack estripador, o surgimento dos sindicatos dos operários das fabricas de chá, a aromatização dos chás e como surgiu o sachê, a construção do metrô Nova Iorque, e para quem gosta de reviver a época é perfeito.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t