O Pássaro

1
                                       O Pássaro - Samanta Holtz.                                                                         
    
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira.

O que eu achei:

  ....Nosso maior erro, milady, é amar...


Começo essa resenha com essa frase que me marcou muito durante essa leitura. Como uma mulher muito além do seu tempo pode desejar algo que na época era proibido o "livre arbítrio."

Essa narrativa se passa na Europa no século XIII, época onde charretes elegantes, vestidos pomposos, condes, duques, barões e segredos que se entrelaçarão.
Caroline Mondevieu  segunda filha do barão Enézio de Mondevieu, homem de personalidade forte e atitudes comedidas que preservava o status e não a família. Mediante a isso cometeu muitos erros dos quais amargurou sozinho o resto de sua vida. Bem não pretendo falar do barão e sim de Caroline, que desde de muito pequena já questionava as diferenças imposta pela sociedade e regras ditadas pelo pai:
"REGRAS DO BARÃO":
1- Somente lhe dirigir as palavras que forem necessárias;
2- Mulheres não nasceram para falar (durante as refeições e ou jantares com alguém da sociedade elas só poderiam falar se alguém lhes dirigisse a palavra);
3- Ninguém poderia sair sem antes ter a autorização dele;
4- Elas só poderiam circular pelo jardins do castelo, sair sem sua autorização era uma afronta;
5- A escolha do seus futuros maridos era feita por ele;
6- Nunca olhar diretamente para ele do contrario era castigo na certa, deviam se manter de cabeça baixa;
7- Elas só saiam em sua companhia e de seus seguranças (capangas).
Enfim ele era o própio abuso de poder em pessoa, o carrasco.
Certo dia aos sete anos ela encontra o filho do domador de cavalos que tinha mais ou menos sua idade e estava trabalhando sujo e mal vestido ela perguntou onde ele morava e ele apontou para um casebre  foi ai que a realidade das classes sociais é apresentada a ela de uma maneira tão crua. Ela que achava que todo mundo morava em castelo e tinha uma vida de luxo, ficou desnorteada, ele inconformado com a sua posição social bem distante da realidade sempre amargurado a ignorou, após uma observação que a fez ver a realidade de outro modo que não a agradou pelo fato dela acha que todos viviam de forma igual, assim ele se retirou deixando-a em meio a seus pensamentos.
 Ela sempre contraria as atitudes do pai viviam entrando em conflitos por discordar da forma como ele impunha suas ordens e dai sempre lhe custava um castigo severo. Após o casamento de sua irmã o barão tratou logo de providencia um noivo para Caroline e foi ai que ela tomou a decisão que mudou a vida de toda a família.
 Depois de duas tentativas de casamento mal sucedidas ela planejou sua fuga com um dos empregado de seu pai, que até então não se lembrava ser o tal garoto da infância. O trato seria ele a ajudava na fuga e depois cada um iria pro seu lado. Naquela época os empregados não poderiam simplesmente pedir demissão ou abandonar o cargo pois seus familiares sofreriam as consequências (castigos) e foi ai que Bernado tem uma ideia. Pela manhã logo cedo ele foi ao castelo e pediu pra chamar Caroline quando ela se aproximou ele vendo o barão descer as escadas tomou Caroline nos braços e a beijou, ela o agrediu e então percebeu qual seria o plano começou a gritar e o barão logo veio saber o que se tratava aquele absurdo, então chamou seus capangas e mandou lhe dar um castigo apropriado, Caroline interviu e disse papai tenho uma ideia melhor que tal o senhor expulsa-lo. Ele vai passar fome e ninguém vai lhe dar emprego. O barão sentindo orgulho pela geniosidade da filha acatou ao seu pedido e deu um prazo para ele sai das suas terras, não sabendo das intenções da filha que se casaria daqui a dois dias e pretendia fugir.
 Algo que me chocou foi saber que naquela época os empregados que serviam durante as festas usavam capuz para os convidados não se sentissem constrangidos e foi ai que Caroline teve a ideia de usar para se disfarça e conseguir sai com facilidade do castelo.
 Um romance de muita ação e aventura, amor e ódio onde uma atitude de desespero muda a vida de três mulheres e o final inesperado que me fez chorrar e querer tornar a ler qualquer dia.
 Confesso que foi meu primeiro romance de autor brasileiro e não me arrependo pois sei que superou todas as minhas expectativas.
 Boa leitura!
   

1 comentários:

Samanta Holtz disse... [Responder Comentário]

Querida Léa

Que bom que você gostou do meu livro! Fiquei feliz em saber que foi seu primeiro romance brasileiro e que causou uma boa impressão para os nacionais :D Pode ter certeza de que há outros títulos igualmente muito bons por aí!! <3

Um beijão!
Sam

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t